terça-feira, 29 de março de 2011

ver é mesmo complicado

tudo começou com a "ode à cebola" do pablo neruda, parte da belíssima "a complicada arte de ver" do rubem alves, que recebi de minha irmã. era pra ser daquelas belezuras que só as sortudas que têm irmã conhecem. aquelas manifestações de amor da igual pra igual, mesmo quando não são univitelinas. 
mas o diabo da cebola me fez chorar. não só pela beleza da analogia da irmã generosa, que me mandou o texto sabendo que eu gosto de observar, de cozinhar, de escrever. 
a cebola me ardeu fundo. descascou a incompreensão do incalculável alcance da maldade. me remeteu ao final da semana passada, quando, horas após ter sido vítima daquela merda do golpe do "sequestrei seu filho" com um filho de chocadeira chorando ao fundo "mãe, mãe, me assaltaram, mãe, socorro",  a mesma e única irmã me telefonou pra testar a temperatura e pressão e as encontrou altíssimas. e tentava me acalmar:  "lembre-se de que o mundo está cheio de gente boa!"  e eu gritava, descontrolada: "não está não!  se estivesse, a vida não era assim!"
como por óbvio, a revolta passou, mas o espanto não.  não, irmã querida, o mundo não está cheio de pessoas boas. elas existem, taí você como mais bela prova.  mas a ode à cebola ganhou subitamente a conotação contrária à de neruda, que só tinha olhos para a beleza, para a perfeição do círculo concêntrico, para a mandala escondida no pimentão, no tomate, no pepino...
enxergar a beleza é e sempre será uma bênção.  mas o descascar pode expor desumanidades mais que harmonias,  fedores mais que simetrias, cortes na carne mais que sabores destacados.
ao fim e a cabo, fica sempre a faculdade do livre arbítrio. sempre poderemos optar pela bondade, pela empatia. pela caridade, pela simpatia.  sempre poderemos cortar a cebola e chorar ante tanto ardor e beleza. 
os caminhos estão aí. são nossos. a escolha é o que faz a diferença.

3 comentários:

  1. Pois é...a gente chega ao ponto de ter que procurar mandala em pimentão para tentar achar beleza nesse mundo. Amo Neruda. posta aí o texto dele também.

    ResponderExcluir
  2. E você que sabe apreciar e desfrutar tão bem o belo e o saboroso... O que mina isso tem que ser minado! É prioridade! Diferencie-se, também, por esta escolha, você que já tão ímpar! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. dorei... tô me sentido imortalizada pelas suas palavras... love u

    ResponderExcluir