terça-feira, 4 de janeiro de 2011

perdas e ganhos

(não se espantem nem me recomentem estabilizadores de humor. ambas as notas - a anterior e esta - buscaram cuidadosamente a exatidão do desejo e da constatação.)

findo o ano, feito o balanço, surpeendeu-me uma triste certeza:  perdi a confiança no ser humano. não num ser específico, nem no humano genérico. perdi, dolorosamente, a confiança nas pessoas. ou em quase todas - devo ser justa e reconhecer que a aspereza que me levou o encanto trouxe-me também belas surpresas. o cômputo geral, porém, não é de fazer sorrir. principalmente a mim, que nasci ignorante das trevas e vivi otimista por tantas décadas.

cara no muro, mas convencida de que da vida o melhor é ela mesma, só me resta recomeçar. devagar como quem aprende um ofício novo, com o cuidado das mãos grossas que experimentam a ourivesaria. aproveitar a troca de agendas e apagar aniversários e demais vestígios. usar o espaço vazio para anotar outros tantos nomes, emails, telefones. treinar a esperança com persistência de aprender a assobiar. suportar as feiúras humanas, fora e dentro de mim. praticar o silêncio e a discreta retirada. não deixar de perder toda oportunidade de expressar meu desagrado. guardar para mim as mazelas que não interessam a mais ninguém. manifestar-me com a parcimônia de quem tuíta contando caracteres.

e torcer pela transmutação. pelo momento em que o desencanto se transforme em cinza que o vento converta em fumaça que seja interpretada como sinal bom:  habemus fiduciam.

5 comentários:

  1. Posso estar maluca, Nana, mas eu acho mesmo é que as trevas são o começo do caminho para conhecer - e aceitar - o Humano. Imperfeito como ele é. Como nós somos.
    Feliz 2011 pra você!

    ResponderExcluir
  2. adorei o treinar a esperanca. as vezes penso cah com meu ziper, isso de ir amadurecendo (eufemismo pra ficando velho) eh tao cliche... todo mundo diz q a gente vai se desesperancando, vai se retirando, vai desgostando do ser humano, e eh tao verdade... atentai bem, nana ervilha, atentai! aproveite bem as ferias para escrever bastante, assim bonito, e ir-se renovando. bjkonas.

    ResponderExcluir
  3. Pessoas, leiam Kardec, não é a salvação da esperança, mas um início para a compreensão de nossos males malfeitos, as vezes é um refrigério para as nossas imcompreensões, as vezes a luz no fim do túnel.

    Eduardo Pereira

    ResponderExcluir
  4. Fiquei pensando se pra ganhar necessariamente temos que perder... acho que sim né? Acaba faltando espaço. Belo texto nana!

    ResponderExcluir
  5. Retrospectiva e premonição. O que você escreveu, Nana, é o roteiro desarranjado do filme da vida. As constatações e a eterna esperança que alimenta todos os nossos recomeços. Nada substitui o viver; nada ensina mais que o sorrir e o chorar... que o esperar. Não se desaponte com o ser humano. Todos, no fundo, somos iguais; todas as nossas alegrias e tristezas são iguais; todos os nossos desejos e expectativas são iguais; todas as nossas esperanças e esperas são iguais. Só o que sai da alma em forma de poesia é diferente, mesmo descrevendo sentimentos e momentos aparentemente iguais.

    Beijo do Zé

    ResponderExcluir