terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

falar ou calar

"gente, já está acabando o mês, o tempo voou e eu não fiz nada!" é a frase que mais tenho escutado ultimamente. não, corrijo-me. mais do que essa, o que mais escuto é "sabe fulano? pois descobri que ..." ou "menina, babado forte!", e por aí vai.

eu, pra variar perplexa, tento compreender a dualidade entre a falta de tempo para viver e a sobra de tempo para falar mal dos outros.

não sei vocês, mas ando cansada de me espantar com o ser humano. de testemunhar maldades e pequenezas gratuitas, como se as pessoas tivessem necessidade de se levantar da cama pra se vingar de alguém. de saber que aquela pessoa que te enche de abraços e te apresenta a outros como "minha amiiiiga" se diverte com intriguinhas na sua ausência.  como se te encher dos is da dita amizade compensasse o hábito do comentário venenoso.

o diabo é como reagir a isso. na maioria das vezes me calo, me agrada o silêncio retumbante quando um escândalo é esperado. mas preciso confessar que tem horas que a vontade é de sugerir: vá baixar um livro bem legal no seu ipad e vê se me erra!!!!

7 comentários:

  1. Sei o que sente... há 20 anos atrás deixei 12 anos de uma empresa multinacional. Nenhum cargo executivo, mas era bom e agradeço o muito que aprendi lá. Resolvi sair a partir do momento que comecei a acordar sem ter vontade de ir trabalhar, coisa que nunca havia me acontecido antes. Eram situações parecidas com as suas. Paguei um custo relativamente alto no início, mas jamais me arrependi. "Guenta" firme... nada é eterno neste mundo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. NananaNa,
    voltei! Olha meu comentário sobre a frase falar mal ou calar é a seguinte:o melhor é só ouvir (no sentido ouro). beijo amore, vamos cês ver?

    ResponderExcluir
  3. já diziam que temos dois olhos, dois ouvidos e uma boca pra conjugar os respectivos verbos na exata proporção...

    ResponderExcluir
  4. Nana, o pior é ter de dar um jeito nisso tudo. Ter de dar um basta no diz que me disse e ensinar etica. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Dizem que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro...Sobre esse assunto, sugiro a leitura de "Mentes perigosas" de Ana Beatriz Barbosa Silva. As organizações estão cheias de psicopatas que não matam, mas que tentam, obstinadamente, aniquilar reputações.

    ResponderExcluir
  6. "O coração do tolo está na boca". Esta, desde que saiu do biscoitinho, está pendurada no mural do meu canto, em casa. Silêncio é proteção! De fato, "aniquilar reputações" tem sido a prática que mais percebo e, infelizmente, sofro.

    ResponderExcluir
  7. nana, sua sugerencia está muito light! eu li uma pesquisa que dizia: 30-40% das nossas conversas sao sobre pessoas conhecidas (ou seja, fofoca basica); mas qdo os comentarios passam dos limites, nao da. E o pior, andinha, é dormir com o psicopata e só descobrir depois! Acho que isso valeria "compensação financeira". rsrs

    ResponderExcluir